segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Oferta

Você já ofertou hoje?

Pela manhã ao acordar, qual é seu primeiro pensamento? Gratidão ou lamento? Saiba que foi esta sua primeira oferta ao mundo e principalmente a você mesmo.
Ao abrir os olhos e ter consciência de que despertou, você estará fazendo sua primeira oferta do dia.
Você pode escolher se será um agradecimento ou um lamento, se você irá praguejar ou desejar algo.

Ao espreguiçar e encher seus pulmões de ar, você estará reforçando sua oferta.
A partir deste momento, uma sucessão de oportunidades serão formadas, disfarçadas de acontecimentos casuais ou provocados.
Se estivemos atentos, poderemos aproveitar cada segundo para ofertarmos o nosso melhor.
Ao ofertarmos o nosso melhor, estaremos mudando nosso estado de espírito e criando conexões com situações semelhantes. Veja o texto "Vibração, Sintonia e Frequência".

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Tempo para cuidar

Você já teve a sensação ou mesmo a certeza de que seus projetos estão parados ou caminhando muito devagar?
Você já chegou ao final do dia sem ter feito tudo que precisava ter feito?

Isso pode estar acontecendo por excesso de projetos, falta de dedicação ou falta de organização de seu tempo. Não basta termos boa intenção ou boas idéias se não tivermos tempo para cuidarmos delas.

Muitas vezes queremos abraçar o mundo e iniciamos mais projetos do que podemos nos dedicar.
Outras vezes, nos tornamos especialistas em iniciar e abandonar projetos. Como consequência, nunca terminamos ou concluímos nossos projetos e nos sentimos frustrados, cabisbaixos ou até mesmo deprimidos.

Assim como um pequeno vaso de flor ou uma árvore, nossos projetos precisam de nossa dedicação para crescerem e frutificarem.

domingo, 2 de agosto de 2015

Abandono

Quantas vezes você já se abandonou nesta vida?
Você se lembra de tudo que iniciou e não completou?

Talvez a tão sonhada faculdade tenha sido interrompida. O curso de línguas iniciado com tanto entusiasmo, já está se tornando um fardo. Aquele grande sonho ou projeto, já está esquecido. A pós-graduação ou o curso de aprimoramento profissional continuam esperando um momento mais oportuno. A atividade física ou a academia ficam para segundo plano, assim como o contato com velhos amigos.O que falar então daquele grande amor, abandonado a muito tempo? Mesmo querendo continuar, acabamos desistindo.

Por outro lado, existem algumas coisas difíceis de serem abandonadas. Velhos hábitos  e velhos pensamentos dificilmente são abandonados. Ao contrário, continuam cada vez mais fortes e presentes em nosso dia a dia, nos aprisionando e nos impedindo de mudar. Os pequenos ou grandes vícios são outros exemplos de coisas que não abandonamos tão facilmente, mesmo sabendo que irão nos fazer mal. Neste caso, as fraquezas vão se tornando cada vez maiores.

domingo, 12 de julho de 2015

Vontades e Desejos

Você já parou para pensar de onde vem a vontade que está dentro de você neste exato momento?

Existe algo que você REALMENTE DESEJE?

O que você faria se tivesse absoluta certeza que conseguiria o que está desejando neste momento?

Todos nós temos pelo menos uma vontade, por menor que seja. Até a vontade de não ter vontade é uma vontade. A preguiça é vontade de não fazer nada. A inveja é a vontade de ter algo que o outro tem.  A felicidade é ter o que se tem vontade. O amor é a vontade de repartir o que se tem. A necessidade é a vontade de quem não se encontrou em suas vontades.

Quem não sabe o que quer ou onde quer chegar, fica dependendo da vontade do outro. chegará a qualquer lugar, muitas vezes sem saber que chegou e nem mesmo onde chegou...
Da mesma forma, quem vive trocando de vontades, dificilmente conseguirá o que deseja.
Normalmente, queremos que tudo venha até nós com o mínimo de esforço e o mais rápido possível. Porém o mundo foi feito de modo que tudo tem seu preço e seu tempo. Para cada ação existe uma reação, uma consequência. Para cada plantio uma colheita. Para cada escolha um resultado. Para cada caminho uma chegada.
Contudo, para se chegar é preciso caminhar. 
Então a primeira coisa a fazer é DESEJAR algo.

Nossa vontade depende de nossa Fé.  Uma pessoa que não acredita em quase nada ou em quase ninguém, é uma pessoa de poucas vontades, talvez com alguns desejos e nenhum sonho.

domingo, 5 de julho de 2015

Ação ou Reação

Quando você está dirigindo e alguém buzina atrás de você, você age ou você reage?
Quando alguém lhe diz algo que não lhe agrada, você pensa (age) antes de responder ou responde (reage) imediatamente?

Você já parou para pensar, quantas besteiras fazemos simplesmente por não termos controles sobre nossas ações?
Quantas vezes agimos, ou melhor, reagimos instintiva e instantaneamente?

Ao estudar o comportamento de alguns animais, os cientistas perceberam que para cada estímulo havia uma determinada resposta. Desta maneira, os animais podem ser treinados e condicionados a se comportarem e agirem de uma determinada maneira. Eles são programados através do treinamento e não são capazes de mudar essa programação ou de ter consciência desse programa.

domingo, 28 de junho de 2015

Marcas da Vida

Você tem alguma marca de nascença? Você traz alguma marca de sua infância ou de alguma queda? Talvez a morte de uma pessoa amada, ou quem sabe alguma cicatriz...

Na caminhada pela vida, é muito provável que você adquira algumas dessas marcas. Não serão apenas as rugas, os calos nas mãos ou os cabelos brancos. Na trama da vida, alguns sacrifícios, privações e desafios lhes serão impostos, quer você queira ou não.

Alguns episódios ficarão gravados em seu corpo como marca de suas escolhas e ações.
De um jeito ou de outro, uma coisa é certa: Ninguém passará pela vida sem pelo menos uma marca ou um pequeno sofrimento. Sem ao menos ter uma pequena história para contar.

terça-feira, 16 de junho de 2015

O Semeador

“Um semeador saiu a semear...” (Lucas 8:5)
Você já teve alguma ideia e ficou em dúvida se ela era realmente boa? 
Você já teve uma ideia e não deu importância à ela, acreditando que é era uma bobagem, que iriam rir de você?  Você já abandonou uma ideia à beira do caminho?

Atualmente, o que você tem feito com suas ideias?

Muitas vezes, abandonamos nossas ideias logo no começo sem darmos o mínimo de atenção à elas; às vezes, por medo das críticas ou por já termos sido desencorajados por outras pessoas. Porém, quando menos esperamos, vemos essas mesmas ideias sendo levadas adiante e colocadas em prática adiante por outras pessoas.
Alguma vez você já teve uma ideia e nela pensou superficialmente, dando-lhe apenas um pouco de atenção? Aquela ideia que ficou com você por alguns dias, mas logo foi abandonada, ou simplesmente trocada por alguma coisa mais interessante, secando por falta de cuidados e atenção. Você lembra?

Talvez há algum tempo você tenha tido uma grande ideia, uma forma de se dar bem. Descobriu uma maneira de levar alguma vantagem.  Uma ideia que lhe tem dado muito dinheiro e pouco trabalho. No início, cheio de animo e coragem você colocou a mão na massa e transformou aquela ideia num negócio de sucesso. Porém, com o passar do tempo você percebeu que, embora sua vida tenha mudado e você tenha conseguido o que queria, além do sucesso agora você se sente sufocado por seu próprio negócio e pelos frutos que ele produziu. Hoje, além dos prazeres da vida, você tem muitas preocupações e problemas .

Então qual a melhor maneira de levar uma ideia adiante?

domingo, 14 de junho de 2015

Celebre

Você comemora suas conquistas?
Você agradece suas vitórias, ou acha que isso não tem importância?

Muito mais que uma comemoração, a celebração é uma forma de agradecimento e afirmação de sua fé.

Por menores que sejam suas conquistas, elas precisam ser reconhecidas e agradecidas. É o mesmo princípio que utilizamos quando estamos ensinando alguém e a elogiamos por ter aprendido uma nova lição ou superado uma dificuldade.

Cada pequena conquista é um passo a mais em direção ao objetivo final, em direção ao seu Sonho. Quando você reconhece isso, você mantém seu foco, pois está consciente que

domingo, 7 de junho de 2015

O feito é melhor que o perfeito

Você é daquelas pessoas que vivem esperando o momento oportuno? Espera anos em busca da oportunidade certa que ainda não chegou? 
Você é do time que está esperando a situação melhorar?
Talvez você esteja esperando primeiro fazer aquele curso ou aquele aperfeiçoamento...
Saiba que os mais lindos lírios nascem nos pântanos que são formados por águas paradas e pouco profundas, concorrendo com outros tipos de vegetação, muitas vezes em um terreno com pouco oxigênio.

Assim como os lírios não espere o momento ou o local mais apropriado para fazer aquilo que você sabe fazer. Se você quer algo, faça!
Não interessa onde você está e sim onde você quer chegar. E para se chegar em algum lugar é preciso dar o primeiro passo.
Se você tem um talento, não o desperdice.
"Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado."  Mateus, 25:29
Seja qual for seu talento não faça como o servo da parábola acima que o enterrou esperando seu Senhor voltar, pois um dia você também será cobrado pelo que deixou de fazer com ele.
Todos nós temos um talento, que normalmente é algo que fazemos com satisfação. Esse talento é algo muito especial que nos foi entregue para que o desenvolvamos ainda mais.

domingo, 24 de maio de 2015

Abra os Olhos

Interessa a você melhorar suas condições financeiras? Interessa-lhe saber se você está próximo de conseguir o que quer ou está se distanciando cada vez mais de seus objetivos?
Te interessa saber qual será sua condição daqui a alguns anos?

Se você for uma pessoa fria e calculista, não precisa ler o texto até o final, basta gastar menos do que você ganha, economizar e investir o restante. Pronto, sua vida financeira está resolvida.
Agora, se você for uma pessoa que gosta de conforto, uma boa gastronomia, novidades tecnológicas, aprecia cultura, esporte e lazer, fique atendo até o final do texto.


Em uma sociedade capitalista podemos ser divididos em Produtores e Consumidores.
Como produtores trabalhamos e recebemos por isso; como consumidores, compramos e desfrutamos dos produtos adquiridos. Simples assim!

Com a evolução dos tempos, estamos sendo divididos também em Desenvolvedores e Usuários, que nada mais é do que uma mudança de nomenclatura, mas que no final quer dizer o seguinte:
Passamos nosso tempo, produzindo/desenvolvendo algum produto/serviço que será usado por outras pessoas ou consumindo produtos/serviços desenvolvidos por alguém.
Percebeu o que você precisa fazer para melhorar sua condição financeira ou ainda não?
Vamos lá... Vou exemplificar.

domingo, 10 de maio de 2015

Mapas e Paradigmas

Qual sua localização neste momento? O que você está enxergando à sua volta? Você sabe para onde fica o Norte?

Você sabia que tudo o que você está vendo (e também lendo) ou escutando neste momento está sendo filtrado dentro da sua mente?


Conscientemente ou não, você está avaliando, interpretando e provavelmente julgando as informações que estão chegando até você. A partir desse julgamento você toma suas decisões. Todo esse processo passa por filtros chamados de Paradigmas.

Depois que essas informações são filtradas pelos seus paradigmas elas são armazenadas e vão criando um Mapa Mental que irá lhe orientar durante toda sua vida, na construção da sua história.

Toda percepção e forma de enxergar a realidade depende dos seus paradigmas. São eles as lentes pelas quais você vê o mundo. Os paradigmas são tão poderosos que moldam comportamentos e caráter. Dessa forma, você só enxerga aquilo que seus paradigmas lhe permitem enxergar. Assim, você vê o mundo não como ele realmente é, mas, como você acredita que ele seja.

Tudo é filtrado dentro de sua mente por omissão, generalização ou distorção. Uma parte da totalidade de um acontecimento será subtraída ou construída de acordo com seus paradigmas e mapas mentais.

domingo, 3 de maio de 2015

Qual é a sua história?

Todos nós temos muitas histórias gravadas dentro de nós.
Histórias de vitórias, de superações, de amor, de perdão, de compaixão, de perseverança. Talvez até histórias de brigas, desistências, sofrimento e dor. Uma mistura de momentos alegres e tristes.
Como disse um antigo sábio, "a história se repete"...
Mesmo sem percebermos, nossas histórias do passado continuam se repetindo em nosso presente, as vezes um pouco diferente ou com um outro cenário de fundo, e provavelmente irão nos acompanhar por toda nossas vidas.
Podemos ainda ficar revivendo nossas histórias do passando, que poderão nos trazer momentos de alegria ou de tristeza. Corremos o risco ainda de ficarmos presos à essas histórias e deixarmos de viver nosso presente.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Ter ou Ser?

De que adianta ter se não for para ser?

De que adianta ser sem ter?

Você prefere ter um carro bacana ou ser um cara bacana?
Você prefere ter um anel de brilhante ou ser uma pessoa radiante?

Antes de responder esse dilema, saiba que Ser e Ter podem coexistir em perfeita harmonia. Ou seja, não necessariamente você precisará abrir mão dos bens materiais para ser uma pessoa melhor. O importante é saber quem é o dono de quem? 

Ter bens materiais, reconhecimento e dinheiro de sobra para gastar é muito bom, mas, só faz sentido se for usado para proporcionar FELICIDADE ao SER.
Nada errado em ter, desde que o ter seja propriedade do Ser e não ao contrário. Desde que você não fique prisioneiro de suas conquistas e bens materiais. Desde que a busca pelo ter não prejudique o aprimoramento do Ser.
Se você entender isso, entenderá que:

domingo, 29 de março de 2015

Vibração, Sintonia e Frequência

Em que sintonia você está vibrando neste exato momento?

Do Entusiasmo à apatia, da Alegria à tristeza, da Euforia à melancolia, da Excitação à depressão, todos nós já passamos por bons e maus momentos.
Algumas pessoas são mais equilibradas em seus sentimentos. Outras mais suscetíveis aos acontecimentos. Temos as pessimistas de plantão e aquelas pessoas que são tão felizes que até nos irritam...rs... Nos deixam com raiva....kkkkk

Constantemente emitimos e recebemos sinais (sonoros, visuais, táteis, olfativos) através de nossa voz, através do nosso corpo, do nosso pensamento ou através de qualquer outra forma de comunicação.
Essas emissões geram em nós uma vibração ou resposta à esses estímulos que recebemos ou enviamos.

A qualidade e quantidade dessa emissão ou resposta, está relacionado à nossa sintonia e também à nossa "reserva acumulada". Essa reserva, na maioria das vezes, comanda nossa ação e reação.

terça-feira, 24 de março de 2015

A armadilha da razão

Quantas vezes já estivemos cobertos de razão? Com certeza muitas! Talvez até, todas as vezes, pois quase sempre temos razão. Não é verdade? Pense quantas vezes realmente admitimos estarmos errados em um ponto de vista ou assunto?

Esse sentimento ou mesmo a "certeza" de ter razão é bastante comum e muitas vezes se torna uma "verdade absoluta" dentro de nós, não deixando espaço para diálogos ou mudanças.

Quantas vezes, cheios de boas intenções, querendo "ajudar" alguém, mostramos o caminho a seguir ou a maneira "correta" de agir? Quantas vezes nos irritamos com alguém que não enxerga ou não entende o que estamos falando, mostrando ou explicando?

domingo, 8 de março de 2015

Felicidade

Olá, tenho 4 perguntas pra você:
Você é uma pessoa FELIZ?
Você é mais Feliz agora do que era a 10 anos atrás?
Você sabe o que lhe traz Felicidade?
Você acredita que nasceu para ser feliz?
Se você respondeu SIM à todas as perguntas acima, pode se considerar uma pessoa feliz! Mas, se ficou em dúvida ou titubeou em responder, talvez possa se interessar por este texto.
Antes de mais nada é preciso QUERER ser FELIZ. Ter vontade e não ter medo da Felicidade.
Se você está brigado com sua Felicidade, então vamos fazer as pazes com ela, entendendo alguns detalhes:

domingo, 1 de março de 2015

Gratidão

Gratidão é a mãe da Generosidade.
É filha do Entusiamo e da Humildade.
Irmã da Felicidade, do Reconhecimento e da Compaixão.

Gratidão é prima da Bondade, da Compreensão e do Entendimento.
É tia da Fartura e da Amizade.
Sobrinha do Desapego e da Certeza.

Gratidão é avó do Desprendimento, do Contentamento e da Contemplação.
É criada pela Sabedoria e ensinada pela Emoção.
Em versos de Poesia aprimora os Sentimentos.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Qualidade de vida

  Você se alimenta corretamente, descansa o suficiente e faz atividade física?I

Isso já é um excelente começo!

Para preservarmos nossa qualidade de vida, além de boa alimentação, descanso e atividade física, é fundamental cuidarmos também de nossas emoções, sentimentos e pensamentos.



Pensamento:
É formando através da conexão de nossos sentidos (visão, audição, tato, paladar, olfato e intuição) e de nossa consciência. Nenhum pensamento aparece do nada. Através dessa conexão inicia-se o ciclo do pensamento: (CONTEMPLAÇÃO/OBSERVAÇÃO, ANÁLISE, COMPARAÇÃO, JULGAMENTO E DECISÃO). Esta última etapa utilizará os demais elementos de nosso Ser para continuar sua manifestação e dar vida e expressão à nossa individualidade. Então, de diferentes formas e em diferentes níveis de intensidade reagimos através de nossas emoções, sentimentos, pensamentos e expressões corporal. Essa interação produz resultados que ficam registrados e servirão de base para futuros pensamentos e decisões. Com o passar do tempo e dependendo das conexões utilizadas, do grau de intensidade e das repetições, algumas etapas do ciclo do pensamento poderão deixar de serem utilizadas. Neste caso são formadas os curtos-circuitos e as ligações diretas de nossos pensamentos. É quando agimos de forma automática, reagindo sempre da mesma forma diante de situações já vividas anteriormente. Dessa forma, vamos criando nossos paradigmas.
Avaliarmos nossos pensamentos, em todas suas etapas, é importante para aprendermos novas formas pensar e nos libertarmos de pensamentos limitadores e ultrapassados.

Emoção:
É a responsável pela velocidade e intensidade com a qual tomamos nossas decisões e fortalecemos nossos sentimentos. É altamente eficaz no registro de informações e sentimentos, e também na geração de energia. Tende a ser inconsciente, inconsequente e facilmente manipulada, embora não tão fácil de ser controlada. Nosso corpo é capaz de produzir uma reação em cadeia através de poderosas descargas glandulares acionadas pela emoção.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Mudança

"Somos escravos de nossos hábitos".
"Primeiro fazemos nossos hábitos, depois, nossos hábitos nos fazem"
Você concorda com esses dois parágrafos acima?

Se você é uma pessoa que controla facilmente seus sentimentos; se está de bem com a vida e sabe lidar com os problemas ou dificuldades quando eles aparecem, parabéns! Você está no caminho certo e poderá ler este texto apenas para confirmar e fortalecer seu equilíbrio emocional. Provavelmente você já conheça a Felicidade.
Agora, se você frequentemente é levada pelo impulso do momento, reagindo às ações dos outros, fazendo eruptir um vulcão de emoções sem controle dentro de você, talvez queira mudar alguma coisa... Digo talvez, porque na maioria da vezes somos contrários às mudanças; mesmo que elas sejam para melhor...

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Amizade combina com sinceridade

Amizade combina com sinceridade que combina com lealdade.
Combina com alegria, com rizadas e gargalhadas...
Amizade combina com perdão, com entendimento e compreensão.

Amizade combina com liberdade, respeito e desapego.
Combina com vontade, com talento e movimento.
Amizade combina com arte, inspiração e criação.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Pensamentos


Você domina seus pensamentos ou é dominado por eles?

Você conduz seus pensamentos ou é conduzido por pensamentos que invadem sua mente?

Você já parou para pensar que somos escravos de nossos pensamentos e resultado de nossos atos? Perceba:


São nossos pensamentos que ditam o que iremos fazer, portanto somos escravos dos pensamentos e, o que fazemos ou deixamos de fazer, molda quem realmente somos, portanto somos o resultado de nossos atos.

Portanto, a questão fundamental é:

domingo, 18 de janeiro de 2015

Sonhos

Qual seu sonho ou projeto de vida?
Você pensa em ser Feliz?

Você tem algum sonho ou vontade que te acompanha desde sua infância?
Todos nós temos ao menos um desejo oculto em nosso interior.
Com o passar do tempo, falta de ação e circunstâncias da vida, nossos sonhos podem ser deixados de lado, dando lugar à uma vida monótona e sem graça.

Sonhar é fundamental, pois quem sonha vive em uma sintonia diferente do comum e da mesmice. Quem tem um sonho, sente, respira, pensa e vibra de forma entusiasmada e feliz.
Quando sonhamos estamos acreditando em um futuro melhor. Estamos planejando e mentalizando nosso próprio futuro. Quem não sonha deixa o roteiro de sua vida sem diretor, correndo o risco de preencher seu tempo com tristezas e amarguras.

domingo, 11 de janeiro de 2015

Você tem um emprego ou está realizando um sonho


Você é Feliz em seu trabalho?
Você se sente realizado, como se estivesse vivendo um sonho?

Quando estamos vivendo nossos sonhos, tendemos a viver com entusiasmo, com paixão, com alegria e disposição. Junto à realização de nossos sonhos está nossa Felicidade. Quando realizamos um sonho, encontramos um sentimento de Felicidade natural dentro de nós. Um sentimento de satisfação que faz nossos olhos brilharem e nosso peito suspirar mais forte.

Um sonho é algo que nos leva adiante, em direção ao nosso futuro... Ele unifica nossas crenças, nossos valores e nossas ações, formando quem realmente podemos ser e não apenas quem somos. É uma trama tecida pelos nossos interesses, desejos, objetivos e até de nossas necessidades, além é claro, dos desígnios de Deus. A certeza de um sonho, traz a certeza de uma missão... Mas não se preocupe com isso. Apenas vá em busca daquilo que você sonha e deseja.

Não importa onde você está neste momento. Importa onde você quer chegar.