domingo, 15 de fevereiro de 2015

Mudança

"Somos escravos de nossos hábitos".
"Primeiro fazemos nossos hábitos, depois, nossos hábitos nos fazem"
Você concorda com esses dois parágrafos acima?

Se você é uma pessoa que controla facilmente seus sentimentos; se está de bem com a vida e sabe lidar com os problemas ou dificuldades quando eles aparecem, parabéns! Você está no caminho certo e poderá ler este texto apenas para confirmar e fortalecer seu equilíbrio emocional. Provavelmente você já conheça a Felicidade.
Agora, se você frequentemente é levada pelo impulso do momento, reagindo às ações dos outros, fazendo eruptir um vulcão de emoções sem controle dentro de você, talvez queira mudar alguma coisa... Digo talvez, porque na maioria da vezes somos contrários às mudanças; mesmo que elas sejam para melhor...


De qualquer forma, sempre podemos melhorar algum aspecto de nossas vidas, tornando-a mais agradável. Então, seja qual for seu objetivo, espero que goste da leitura. Vamos avaliar a possibilidade de uma mudança?

Uma forma prática e simples é pensarmos em algum sentimento ou atitude que gostaríamos de mudar em nossas vidas. Perceba que nossas ações estão intimamente ligadas aos nossos sentimentos. Então, escolha um sentimento que deseja mudar, Ao mudar esse sentimento, você estará mudando também sua forma de agir.
A consciência desse sentimento que você deseja mudar, é o primeiro passo para a mudança. Contudo, a velocidade, a intensidade e durabilidade dessa mudança dependerá de sua vontade e capacidade em continuar esse processo de mudança. Quanto mais enraizado estiver esse sentimento, mais esforço e determinação você precisará para mudá-lo.
"Dentro de mim há dois cachorros. Um deles é cruel e mau. O outro é muito bondoso. Os dois estão sempre brigando. Ganha a briga aquele que eu alimento mais frequentemente". - Provérbio dos Índios Norte-americanos.

Depois de identificado o sentimento que você deseja transformar, trabalhe (pensando e analisando) para entendê-lo e compreendê-lo. Dessa forma você poderá propor um novo sentimento em seu lugar. Enquanto isso, busque o sentimento oposto ao qual você deseja eliminar. Por exemplo, se quer eliminar a raiva e o nervosismo, cultive a tranquilidade e a calma. Certamente, no dia a dia, você terá muitas oportunidades para exercitar a paciência, a calma e  a tranquilidade. Inúmeras situações no trânsito, na fila do supermercado, no banco, ou mesmo em casa, por diversas vezes vai te colocar à prova. Se estiver atento nesses momentos, poderá usar uma técnica simples e bastante conhecida. A técnica de contar até 10... Essa técnica consiste em:
  1. Respire fundo. Inspire profundamente e solte o ar bem devagar;
  2. Mude o foco e o pensamento para algo agradável ou alegre (pense em outra coisa);
  3. Conte vagarosamente até 10 (101, 102, 103, 104........110), pensando em uma bela paisagem ou um ente querido.
Embora seja uma técnica simples, seu efeito é bastante rápido e prático.

Cultive a calma, a compaixão e a tolerância. Precisamos conjugar mais o verbo ajudar e menos o verbo criticar, mais o verbo oferecer e menos o receber, mais o ceder e menos o endurecer. Não caia na armadilha da razão.

Lembre, existe um sentimento que é o maior de todos e poderá mudar completamente sua vida: o AMOR
"Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo" - Lucas 10:27

Um grande Abraço,
Marco Tyskowiski

Nenhum comentário:

Postar um comentário