Qualidade de vida

  Você se alimenta corretamente, descansa o suficiente e faz atividade física?I

Isso já é um excelente começo!

Para preservarmos nossa qualidade de vida, além de boa alimentação, descanso e atividade física, é fundamental cuidarmos também de nossas emoções, sentimentos e pensamentos.



Pensamento:
É formando através da conexão de nossos sentidos (visão, audição, tato, paladar, olfato e intuição) e de nossa consciência. Nenhum pensamento aparece do nada. Através dessa conexão inicia-se o ciclo do pensamento: (CONTEMPLAÇÃO/OBSERVAÇÃO, ANÁLISE, COMPARAÇÃO, JULGAMENTO E DECISÃO). Esta última etapa utilizará os demais elementos de nosso Ser para continuar sua manifestação e dar vida e expressão à nossa individualidade. Então, de diferentes formas e em diferentes níveis de intensidade reagimos através de nossas emoções, sentimentos, pensamentos e expressões corporal. Essa interação produz resultados que ficam registrados e servirão de base para futuros pensamentos e decisões. Com o passar do tempo e dependendo das conexões utilizadas, do grau de intensidade e das repetições, algumas etapas do ciclo do pensamento poderão deixar de serem utilizadas. Neste caso são formadas os curtos-circuitos e as ligações diretas de nossos pensamentos. É quando agimos de forma automática, reagindo sempre da mesma forma diante de situações já vividas anteriormente. Dessa forma, vamos criando nossos paradigmas.
Avaliarmos nossos pensamentos, em todas suas etapas, é importante para aprendermos novas formas pensar e nos libertarmos de pensamentos limitadores e ultrapassados.

Emoção:
É a responsável pela velocidade e intensidade com a qual tomamos nossas decisões e fortalecemos nossos sentimentos. É altamente eficaz no registro de informações e sentimentos, e também na geração de energia. Tende a ser inconsciente, inconsequente e facilmente manipulada, embora não tão fácil de ser controlada. Nosso corpo é capaz de produzir uma reação em cadeia através de poderosas descargas glandulares acionadas pela emoção.
Bem direcionada, produz excelentes resultados, podendo ser valiosa para ultrapassarmos nossos limites e barreiras. Sem controle ou direção, pode produzir transtornos e acidentes. Pode surgir de forma explosiva e ter curta duração ou surgir gradativamente até atingir um ápice e regredir novamente.
Controlar nossas emoções, de forma a saber usa-la de maneira adequada é um fator fundamental para o sucesso de qualquer pessoa. Contudo represar ou reprimir as emoções traz grandes prejuízos à saúde.
O treinamento diário, estando atento e consciente às emoções que nos envolve a cada instante, nos permite sentir e lidar corretamente com essa formidável força que está dentro de nós. Escolha vivenciar boas emoções para estar em boa sintonia, e descarte as más.

Sentimento:
Fruto dos vários registros de nossas decisões e formas de pensar, muitas vezes fica sendo alimentado por curtos-circuitos ou ligações diretas de nossos pensamentos. Esses registros são somados uns aos outros de forma à mudar ou reforçar os registros já existentes. Dessa forma vamos mudando ou reforçando nossos sentimentos constantemente, muitas vezes de forma inconsciente. Como consequência, vamos formando uma reserva de sentimentos que irá nos impulsionar ou servir de pesado fardo em nossa vida. Nossos sentimentos acumulados, vão modificando nossa maneira de encarar a vida. Vão criando nosso paradigmas.
Nossa opinião sobre nos mesmos, sobre os outros e sobre o meio em que vivemos é extremamente influenciada pelos nossos sentimentos e emoções, o que acaba por afetar nossa qualidade de vida.

Corpo:
É o veículo que possibilita a manifestação da vida em sua plenitude. É através de nosso corpo que podemos nos expressar, agir e interagir com nossos semelhantes e com o meio ambiente à nossa volta. Sentir, captar e transmitir toda a beleza do Universo.
Nosso corpo é formado por um complexo de diversos sistemas que se interagem:
Sistema Nervoso Central, Sistema Nervoso Periférico, Sistema Cardíaco, Sistema Respiratório, Sistema Vascular, Sistema Glandular, Sistema Linfático, Sistema Digestivo, Sistema Esquelético e Sistema Muscular.
Cada sistema é dividido e composto por órgãos e células cada vez menores e mais especializados. Sofre influências (positivas e/ou negativas) de nossas emoções, sentimentos e pensamentos e também influencia (positiva ou negativamente) cada um desses elementos.

Para que tenhamos Qualidade de Vida é necessário que todo o conjunto esteja equilibrado.
Esse equilíbrio é conquistado através de boa alimentação, treinamentos específicos e descanso.
Essa tríade, Alimento-Treinamento-Descanso, deve ser aplicada não só em nosso corpo físico mas também em nosso corpo mental, emocional e sentimental.

Selecionando nossos pensamentos, estaremos selecionando também nossas emoções e sentimentos.
Com uma boa alimentação, descanso adequado e atividade física, estaremos em equilíbrio e em harmonia, prontos para uma vida com mais qualidade e felicidade.

"O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mau que está em seu coração, porque sua boca fala do que está cheio o coração" - Lucas 6:45


Abraços,
Marco Tyskowiski

Nenhum comentário:

Postar um comentário