Consciência

Você está consciente? Está consciente do que está fazendo com sua vida? Tem plena certeza disso?

Bem, vamos com calma!

A consciência tem vários níveis e estados. Se pesquisar sobre os estados da consciência vai entender que, do estado de vigília ao estado de sono profundo, sua consciência passa por vários estados e estágios, mas não é sobre isso que iremos falar.
Vamos falar sobre a consciência dos seus pensamentos, das suas emoções e do seu corpo físico.

Então, a pergunta que irei lhe fazer é a seguinte: Você tem plena consciência de que seus pensamentos estão inseparavelmente ligados às suas emoções e ao seu corpo?
Você sabia que suas emoções desencadeiam uma série de reações eletroquímicas e hormonais em seu corpo físico. Você tem plena consciência disso?! Sabe a diferença entre Ação e Reação?
Dessa forma, mente e corpo estão intimamente ligados.

“Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu”. Mateus 18:18
Então, tudo que você pensar irá refletir em seu corpo físico e tudo que fizer com seu corpo físico irá refletir em seus pensamentos, passando logicamente por suas emoções!
Percebe a importância de você ter consciência sobre isso?!

A máxima “Conhece a ti mesmo” escrita no Templo de Apolo em Delfos e mencionada pelo filósofo Sócrates na Grécia antiga 400 a.C. mostra a importância de se ter consciência e saber realmente quem é você!

Embora possa parecer complicado é simples, mas, embora simples, requer atenção e cuidado. Atenção porque tudo isso (pensamentos, emoções, etc...) acontece muito rápido e se você não estiver atento irá ser levado pelo automático. O cuidado é essencial pois a todo instante você será tentado a parar no nível que está, sem perceber o que realmente está acontecendo.

Bem, vamos deixar de filosofar e vamos à prática, pois como diz o ditado popular, na prática a teoria é outra!
Sua consciência pode e precisa ser desenvolvida nos três níveis ou campos: Mental (pensamentos), emocional (sentimentos) e físico (seu corpo). Lembrando que um interfere no outro.

Faça algum dos seguintes testes:

  1. Inicialmente, perceba e anote seu estado mental, emocional e físico. Atribua notas de zero à dez. Agora faça uma corrida ou caminhada, dependendo de seu condicionamento físico, trabalhando seu sistema cardiorrespiratório pelo menos por meia hora. Veja o que aconteceu com seu estado mental, emocional e físico.
  2. Inicialmente, perceba e anote seu estado mental, emocional e físico. Atribua notas de zero à dez. Agora comece a escutar uma seleção de músicas que você gosta muito por pelo menos 20 minutos. Veja o que aconteceu com seu estado mental, emocional e físico.
  3. Inicialmente, perceba e anote seu estado mental, emocional e físico. Atribua notas de zero à dez. Agora, procure um local tranquilo e acomode-se de forma confortável. Comece a pensar e a planejar uma viagem ou algo que você queira muito. Pense apenas de forma positiva, nos detalhes que você gostaria que acontecesse. Faça isso até se sentir empolgado ou entusiasmado. Veja o que aconteceu com seu estado mental, emocional e físico.


Esses exercícios são apenas para você perceber que seus pensamentos mudam suas emoções e seu corpo. E seu corpo mudam suas emoções e seus pensamentos, mas isso não faz você mudar sua consciência, mas já lhe ajudará a ter uma melhor qualidade de vida.

Para você adquirir consciência você precisa estar atento o tempo todo e conhecer seus mapas e paradigmas.
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. Marcos 14:38
Agindo assim, você conseguirá perceber quem dentro de você está no controle de sua mente e de onde vem sua motivação.

Aumentar sua consciência é apenas a ponta do Iceberg, mas já é um bom começo para você encontrar sua Felicidade.

Pense nisso e pratique!

Um grande e virtual abraço,
Marco Tyskowiski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário