Quando alguém lhe diz algo que não lhe agrada, você pensa (age) antes de responder ou responde (reage) imediatamente?
Você já parou para pensar, quantas besteiras fazemos simplesmente por não termos controles sobre nossas ações?
Quantas vezes agimos, ou melhor, reagimos instintiva e instantaneamente?
Ao estudar o comportamento de alguns animais, os cientistas perceberam que para cada estímulo havia uma determinada resposta. Desta maneira, os animais podem ser treinados e condicionados a se comportarem e agirem de uma determinada maneira. Eles são programados através do treinamento e não são capazes de mudar essa programação ou de ter consciência desse programa.
Como Seres humanos, possuímos um dom exclusivo que nos coloca acima dos animais. O dom de pensar sobre o próprio processo de pensar - o dom da "Autoconsciência".
Graças a essa habilidade, podemos avaliar e aprender com nossa experiência ou com a experiência alheia, além de podermos criar ou romper com nossos hábitos. Ou seja, nossa autoconsciência nos permite ter consciência do programa que está nos levando a agir como meros animais e pode nos ensinar como alterar essa programação...
Nos preciosos milésimos de segundos, entre o estimulo (a buzina do carro detrás) e nossa resposta encontra-se um de nossos maiores poderes: Nossa Liberdade de Escolha.
Essa liberdade de escolha só é possível graças aos dons que nos torna humanos e nos distingue de outros animais. Além da autoconsciência, temos também a imaginação, a moral e a vontade própria.
Mesmo nas situações mais degradantes ou adversas, podemos ainda decidir de que forma agiremos.
"Ninguém pode feri-lo sem seu consentimento" - Eleanor Roosevelt
Para que possamos agir dessa forma, precisamos nos tornar pessoas Proativas:
- Assumir responsabilidade pelas próprias decisões;
- Tomar decisões pensadas e selecionadas e não em função de condições ou estímulos externos;
- Subordinar sentimentos e emoções à princípios e valores superiores;
- Possuir iniciativa e responsabilidade para fazer as coisas acontecerem.
Pessoas Proativas não colocam a culpa de seu comportamento nas circunstâncias ou condições externas. Seu comportamento é resultado de sua própria escolha consciente, baseada em princípios e valores e não em condicionamentos ou opiniões de outras pessoas. Sua emoções são subordinadas aos seus princípios e valores.
"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo." - Filipenses 2:3
Vamos treinar nossa proatividade?
Abraços,
Marco Tyskowiski
Nenhum comentário:
Postar um comentário