Prioridades

Você sabe quais são ou quais deveriam ser suas prioridades?

Como você tem passado a maior parte de suas horas e de seus dias?

Suas prioridades estão contribuindo para sua Felicidade ou estão te afastando dela?

Suas prioridades fazem parte do seu propósito de vida?

Com quais áreas de sua vida você está em dívida, precisando ter prioridade?

Ok. Vamos parar por aqui antes que você desista de ler o texto todo, não é mesmo?!

De um modo geral, prioridade é aquilo que você deve fazer primeiro. E, de um modo específico, prioridade é aquilo que você deve continuar fazendo!Talvez não seja tão fácil admitir isso, mas é assim que é. Simples desse jeito! Mas, calma. Vamos começar pelo começo...

Você e qualquer outra pessoa, tem as mesmas 24 horas em um dia, e os mesmos 7 dias em uma semana. Certo?! Então que tal organizar sua rotina e criar hábitos que te ajudem a responder todas as perguntas acima?!

Se você não sabe quais são ou ainda não tem suas prioridades bem definidas, inicie escrevendo em uma folha ou caderno tudo que você acredita ser suas prioridades. Faça isso com calma e atenção sem esquecer nenhum detalhe. Com essa lista pronta, reescreva essas mesmas prioridades fazendo um ranking da mais importante para a menos importante. Avalie se tudo que está nesta lista é realmente prioridade ou se existe alguma que você pode eliminar por completo de sua vida, sem deixar saudades.

Se você tiver dúvida se alguma coisa é prioridade ou não, avalie as consequências de você fazer ou não o que essa prioridade exige. Se você não conseguir suportar as consequências de não fazer, é pode ser um vício ou uma prioridade! Uma outra forma é se perguntar para onde essa prioridade irá te levar. Se a resposta for para uma situação melhor do que sua atual situação (melhor para você, para as pessoas ao seu redor e para o planeta), então é uma prioridade.

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33

Com sua lista pronta, pegue um calendário ou uma agenda e distribua essas prioridades pelos próximos dias da atual semana. Coloque primeiro o que tem maior prioridade e depois insira as de menor prioridade. Deixe um tempo entre uma tarefa e outra como segurança de que não irá faltar tempo para realiza-las. Se sua lista não couber em sua agenda ela precisa ser revista. Não queira abraçar o mundo e lembre-se que você precisa dormir.

Agora verifique se esta disposição pode ser repetida nas próximas semanas e crie uma rotina específica para cada dia da semana e para cada período do seu dia. Dessa forma você estará organizando seu dia e criando hábitos que lhe ajudarão na execução de suas prioridades. Se não estiver conseguindo procure ajuda de um Coach ou de um especialista.

Cuidado com as distrações. Elas são especialistas em te afastar das suas prioridades. São sorrateiras, agradáveis e muito persuasivas. Quase irresistíveis, elas proporcionam satisfação imediata te levando para um agradável estado de ilusão. Fique atento, porque elas irão te iludir!

Para evitar essa ilusão, separe horários específicos para suas distrações e siga isso militarmente até que isso se transforme em um hábito. Tenha determinação.

Na prática, você terá dia e horário específico para cada tarefa que precisa fazer (incluindo seus exercícios físicos e lazer) e, quando isso acontecer suas prioridades estarão sob controle. Nesta situação você terá condições de responder às perguntas do início do texto.

Viver uma vida sem conhecer suas prioridades é o mesmo que deixar seu destino nas mãos de outras pessoas.

Quando você tiver organizado suas prioridades dentro de sua rotina e criado hábitos sólidos, você poderá partir para um próximo nível. Neste próximo nível você irá criar novas prioridades baseadas em seu propósito de vida, mas isso é assunto para outro texto. Por enquanto, reveja sua rotina e seus hábitos e verifique o que pode ser mudado e melhorado.

Se precisar, conte comigo.

Um grande abraço,

Marco Tyskowiski

Nenhum comentário:

Postar um comentário