sábado, 21 de agosto de 2021

Hábitos

O que você faz com frequência? Como é sua rotina? Você já parou para pensar nisso?!

Tudo que fazemos com frequência se transforma em um hábito.

Existem diversos tipos de hábitos e também diferentes níveis. Existem aqueles que já se tornaram compulsões e aqueles que acabam sendo substituídos ou deixados de lado sem mesmo percebermos. De qualquer forma, o fato é que somos escravos dos nossos hábitos. O mais interessante é que, embora sejamos escravos de nossos hábitos, somos ao mesmo tempo, senhores dos nossos destinos.

Não há problema algum em ser escravo de bons hábitos. O problema é quando temos um hábito nos traz prejuízos, nos afasta de nossos objetivos ou nos paralisa diante da vida, nos impedindo de vivermos nossos sonhos.

Então, reflita um pouco e veja se consegue enxergar todos os seus hábitos. Procure observar o que você faz repetidamente desde o acordar até o adormecer. Mesmo que você faça uma única vez ao dia pode ser um hábito.

Podemos avaliar um hábito com relação à frequência com que ele é realizado e classifica-lo em: constante – se é feito à toda hora, diário, semanal ou até mesmo mensal.

Também podemos classificar o hábito com relação ao seu resultado. Neste caso o hábito pode ser produtivo ou improdutivo, prejudicial ou benéfico.

Um hábito pode ser muito útil para ajudar na organização de uma rotina ou para prejudicar o andamento de uma tarefa. Tudo depende do hábito em questão e do contexto onde ele está inserido. Por exemplo, o hábito de lavar a louça logo após usá-la é muito bom para deixar a cozinha organizada, mas pode atrasar o preparo de pratos mais elaborados que necessitem a utilização de muitos utensílios.

Criar um hábito é mais comum do que imaginamos e por isso, muitas vezes não damos a devida atenção ou importância a eles. Mas, se cultivarmos bons hábitos podemos nos beneficiar muito com isso, pois eles nos colocam no piloto automático para agirmos, podendo nos tornar pessoas de muita ação.

De forma prática você pode criar hábitos relacionados à saúde física, como praticar atividade física regularmente; à saúde financeira, como gastar no máximo 80% dos seus ganhos; à sua vida espiritual, criando um ritual ou um horário específico para uma prática ou leitura do assunto, etc. Ou seja, você pode usar a força do hábito para ter mais qualidade de vida e Felicidade.

Você também pode substituir um hábito prejudicial por um outro mais produtivo, ecológico e alinhado aos seus objetivos. A escolha será sempre sua. Para isso faça um inventário de seus hábitos e analise quais deles você está disposto a mudar. Para realizar esse inventário, anote em um caderno tudo o que você faz durante o dia. Faça essas anotações por pelo menos 30 dias para você ter uma melhor amostragem de quais são seus hábitos, inclusive verificar se suas prioridades fazem parte de seus hábitos.

Com esse inventário em mãos, planeje seus próximos 30 dias com as mudanças que você quer para sua vida. Vá ajustando sua rotina e seus hábitos até que você se sinta vivendo uma vida que quer viver. Seja persistente e determinado diante dos desafios e obstáculos que certamente irão aparecer, como a preguiça, o desânimo, a dúvida, a impaciência e muitos outros fatores e acontecimentos.

Mantenha sua mente sempre ativa e atenta a tudo que possa lhe tirar do caminho que você escolheu.

“Se andares nos meus caminhos e guardares os meus estatutos e os meus mandamentos, prolongarei os teus dias” – 1Reis 3:14

Grande Abraço e até breve!

Marco Tyskowiski

sábado, 10 de abril de 2021

Prioridades

Você sabe quais são ou quais deveriam ser suas prioridades?

Como você tem passado a maior parte de suas horas e de seus dias?

Suas prioridades estão contribuindo para sua Felicidade ou estão te afastando dela?

Suas prioridades fazem parte do seu propósito de vida?

Com quais áreas de sua vida você está em dívida, precisando ter prioridade?

Ok. Vamos parar por aqui antes que você desista de ler o texto todo, não é mesmo?!

De um modo geral, prioridade é aquilo que você deve fazer primeiro. E, de um modo específico, prioridade é aquilo que você deve continuar fazendo!Talvez não seja tão fácil admitir isso, mas é assim que é. Simples desse jeito! Mas, calma. Vamos começar pelo começo...

Você e qualquer outra pessoa, tem as mesmas 24 horas em um dia, e os mesmos 7 dias em uma semana. Certo?! Então que tal organizar sua rotina e criar hábitos que te ajudem a responder todas as perguntas acima?!

Se você não sabe quais são ou ainda não tem suas prioridades bem definidas, inicie escrevendo em uma folha ou caderno tudo que você acredita ser suas prioridades. Faça isso com calma e atenção sem esquecer nenhum detalhe. Com essa lista pronta, reescreva essas mesmas prioridades fazendo um ranking da mais importante para a menos importante. Avalie se tudo que está nesta lista é realmente prioridade ou se existe alguma que você pode eliminar por completo de sua vida, sem deixar saudades.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Objetivos

Posso lhe perguntar quais são seus objetivos? E ainda mais: Eles são claros, específicos, mensuráveis, importantes pra você? Você tem uma data planejada para torna-los reais?

Você já parou para pensar em quantas tarefas diárias você faz que não foram planejadas ou pensadas por você? Ou seja, você cumpre objetivos dos outros, mas será que está conquistando seus próprios objetivos?!

E quantas vezes você mudou de ideia em relação a algo que desejava? Quantas vezes você iniciou e abandonou um projeto ou uma atividade? Não estou nem falando dos seus Sonhos da juventude. Apenas te questionando sobre ter objetivos...

Sabia que você pode ter objetivos de longo, médio e curto prazo?
Sabia que ter objetivos, vai lhe ajudar a ser uma pessoa mais organizada, planejada, focada, ativa, motivada, disciplinada e muito mais. Você se tornará uma pessoa ainda mais bonita e interessante!

E então?! Borá lá, planejar alguns objetivos?
Pense em algo que você quer mudar ou adquirir. Não precisa ser algo material, pode ser um comportamento ou sentimento. Talvez você queira atingir uma superação ou uma transformação. Mas, se for algo material também não tem problema.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Estado

      Oi, tudo bem?

Quantas vezes você fez ou respondeu essa pergunta? Certamente, muitas vezes!

Por trás dessa simples pergunta está uma complexa resposta se formos considerar que estamos falando sobre o estado da pessoa em questão.

Por que será que tem dias em que você vai muito bem obrigado, em outros quer ficar calado sem conversar com ninguém e em outros quer despejar sua raiva em todo mundo?

Você sabia que, independente do estado em que você se encontre, você pode mudar, caso queira?
Essa mudança ocorre tão rápida quanto sua capacidade de ação, reação, assimilação e algumas outras habilidades.

Esse “Estado de Espírito” é construído e é sobre isso que vamos falar agora.