domingo, 25 de setembro de 2016

Transformação



Provavelmente você já ouviu a frase "Na natureza nada se perde, tudo se transforma".

Esta é uma frase que sintetiza uma das leis da química e, portanto, uma das leis da natureza.

Como parte integrante dessa natureza, nós também estamos sob a ação dessa lei. Ou seja, estamos em constante transformação desde nossa concepção, e assim será até a completa decomposição de nosso corpo físico. Basta olharmos no espelho e compararmos nosso aspecto de hoje com o de 30 anos atrás.  Nosso próprio planeta vem se transformando no decorrer dos anos. Mas não são as transformações físicas as mais importantes.

Dentro de nossa mente existe um mundo invisível e tão vasto quanto o universo ao nosso redor. É nesse universo interior onde ocorrem as mais significativas transformações, afetando todas as áreas de nossas vidas.

Essas transformações interiores repercutem de diferentes formas em nosso corpo físico, emocional, mental e espiritual.
É interessante notar:
Quando exercitamos nosso corpo, deixando-o de uma forma que nos agrade, essa transformação iniciada na parte física, passa pela parte emocional com sentimentos de autoestima e chega até a área mental, melhorando nossa autoconfiança.
O caminho inverso também é verdadeiro. Quando estamos nos sentindo confiantes, melhoramos nossa autoestima e nossa vontade de praticar alguma atividade física também aumenta.
Da mesma forma, quando nada fazemos ou nutrimos pensamentos e sentimentos negativos, essas transformações também acontecem, mas de forma negativa.

Uma simples ideia, um sentimento, uma vontade, uma imagem e até mesmo o próprio pensamento é o resultado desse processo mental que cria e principalmente transforma.
Essa transformação vai dando forma e existência a tudo que habita dentro de nós moldando quem somos ou, pensamos ser...

Essas transformações nos tornam cada vez mais livres ou prisioneiros, cada vez mais saudáveis ou doentes. É através dessa transformação interior que encontramos a paz ou a guerra, a alegria ou a tristeza. Porém essas transformações nem sempre são fáceis, pois, muitas vezes, exigem batalhas internas, travada contra um inimigo que está dentro de nossa mente. É nesse mundo invisível e imaginário que nos tornamos vencedores ou perdedores, avançando em direção à nossa Felicidade ou nos perdendo em lamentações.
É em nossa mente que aceitamos ou fugimos dos desafios propostos pela vida, à cada instante, à cada novo acontecimento.

Se entendermos que, à cada segundo uma nova oportunidade se apresenta para nossa transformação interior, entenderemos também a beleza e a graça da vida.

A cada instante um fato novo aparece diante de nós. Se estivermos no comando de nossa mente, poderemos usar esse acontecimento para nosso desenvolvimento interior. Se não, seremos vítimas ou reféns da situação.

Um abraço e até a próxima,
Marco Tyskowiski

Nenhum comentário:

Postar um comentário