Você se alimenta corretamente, descansa o suficiente e faz atividade física?I
Isso já é um excelente começo!
Para preservarmos nossa qualidade de vida, além de boa alimentação, descanso e atividade física, é fundamental cuidarmos também de nossas emoções, sentimentos e pensamentos.
Pensamento:
É formando através da conexão de nossos sentidos (visão, audição, tato, paladar, olfato e intuição) e de nossa consciência. Nenhum pensamento aparece do nada. Através dessa conexão inicia-se o ciclo do pensamento: (CONTEMPLAÇÃO/OBSERVAÇÃO, ANÁLISE, COMPARAÇÃO, JULGAMENTO E DECISÃO). Esta última etapa utilizará os demais elementos de nosso Ser para continuar sua manifestação e dar vida e expressão à nossa individualidade. Então, de diferentes formas e em diferentes níveis de intensidade reagimos através de nossas emoções, sentimentos, pensamentos e expressões corporal. Essa interação produz resultados que ficam registrados e servirão de base para futuros pensamentos e decisões. Com o passar do tempo e dependendo das conexões utilizadas, do grau de intensidade e das repetições, algumas etapas do ciclo do pensamento poderão deixar de serem utilizadas. Neste caso são formadas os curtos-circuitos e as ligações diretas de nossos pensamentos. É quando agimos de forma automática, reagindo sempre da mesma forma diante de situações já vividas anteriormente. Dessa forma, vamos criando nossos paradigmas.
Avaliarmos nossos pensamentos, em todas suas etapas, é importante para aprendermos novas formas pensar e nos libertarmos de pensamentos limitadores e ultrapassados.
Emoção:
É a responsável pela velocidade e intensidade com a qual tomamos nossas decisões e fortalecemos nossos sentimentos. É altamente eficaz no registro de informações e sentimentos, e também na geração de energia. Tende a ser inconsciente, inconsequente e facilmente manipulada, embora não tão fácil de ser controlada. Nosso corpo é capaz de produzir uma reação em cadeia através de poderosas descargas glandulares acionadas pela emoção.